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Uma das estratégias mais importantes na comunicação das empresas atualmente é o marketing de conteúdo. Ele consiste na produção de textos, vídeos e outros produtos com a intenção de engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes, sem fazer propaganda da marca. Dessa forma, é possível atrair um público que está em busca de informação de qualidade, criando uma percepção positiva da empresa.

Se o seu negócio é de impacto, você já deve saber que, globalmente, 40% dos consumidores priorizam produtos e serviços de empresas alinhadas com seus valores. Além disso, 57% dos compradores estão dispostos a mudar seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental negativo. 

Esses números mostram que as empresas que causam um impacto positivo na sociedade têm muitas oportunidades de crescimento. Mostrar aos consumidores que sua marca de fato está engajada em mudanças reais para a sociedade, no entanto, pode ser um desafio. Não basta ser uma empresa responsável, é preciso comunicar isso de maneira eficiente.

Marketing de conteúdo: kit básico

Existe um caminho básico para a criação de uma boa estratégia de conteúdo, que vale para todas as empresas. É preciso definir uma persona para a marca, que vai dar o tom da comunicação. A persona é construída com base no consumidor típico que a empresa quer atingir.

Em seguida, é preciso fazer o planejamento dos conteúdos. Para isso, entenda quais são os objetivos específicos da comunicação e descubra quais são as palavras-chave relacionadas ao tema. São essas palavras que norteiam o conteúdo publicado, pois são mais buscadas nas redes. Escrever sobre elas aumenta a chance de ser achado na internet.

O próximo passo é a produção do conteúdo em si. Invista em conteúdos bem fundamentados, já que o site vai ser uma importante vitrine para seu negócio. É fundamental criar conteúdo original e relevante para seu público. Apenas replicar material criado por terceiros pode prejudicar a imagem da empresa. Alguns tipos de conteúdo possíveis são: blog, ebooks, postagens em redes sociais, vídeos e gráficos. 

O destaque que seu conteúdo terá nos buscadores depende não apenas do uso das palavras-chave, mas também do domínio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Conhecer essas regras ajuda a destacar o conteúdo nos mecanismos de busca. Algumas delas são: usar a palavra chave no título, escrever parágrafos curtos e utilizar links internos e externos, entre outras.

Por fim, a medição dos resultados vai mostrar se a estratégia está surtindo efeito. É preciso analisar as reações, republicações, compartilhamentos e os números do Google Analytics para avaliar se há correções de rota a serem feitas na estratégia de comunicação.

Como usar o marketing de conteúdo em negócios de impacto

Para que a mensagem da sua empresa de impacto seja transmitida com sucesso, preparamos algumas dicas para o marketing de conteúdo voltado para esse nicho:

  1. comunique seu propósito: ao compartilhar com o público a visão que a empresa tem de seu próprio papel na sociedade e quais as mudanças que pretende empreender, existe um enorme potencial de conexão com os consumidores que também buscam a transformação social. Conte o que move a empresa e seus colaboradores a seguir nesse caminho;
  2. busque ser uma inspiração: uma estratégia de conteúdo assertiva traz exemplos de ações que podem inspirar a ação positiva de outras pessoas. Conte suas histórias de sucesso – e, se for o caso, aquelas que não foram tão bem sucedidas – para inspirar pela ação e pelo exemplo;
  3. deixe espaço aberto para receber feedback: uma empresa de impacto deve estar preparada para escutar críticas construtivas e entender onde estão as oportunidades para melhorar sua atuação. Mostre que esse tipo de comunicação é bem-vinda;
  4. mostre a face humana da companhia: mostrar a realidade sem maquiagem é uma importante ferramenta de humanização e conexão com o outro. Boas histórias inspiram e engajam consumidores;
  5. não tenha pressa em se posicionar em assuntos novos: é comum que empresas com propósito positivo queiram se posicionar sobre as questões que estão em destaque na sociedade. O ideal, no entanto, é fazer uma avaliação cuidadosa das práticas internas relacionadas ao assunto antes de divulgar um posicionamento público;
  6. mantenha a coerência entre discurso e prática: se, por exemplo, um caso de racismo no ambiente empresarial estiver em discussão, avalie quais são as práticas internas de inclusão racial e se posicione de acordo com a sua realidade. Não há problema em iniciar uma caminhada de inclusão, mas é fundamental ser transparente a esse respeito e não ter a intenção de ser autoridade no assunto, se esse não é o caso;
  7. mantenha constância na postagem de conteúdo: os algoritmos são implacáveis. Para que uma empresa se destaque, é preciso manter uma regularidade de publicações. É melhor postar em intervalos maiores, mas com frequência definida, do que publicar vários conteúdos em poucos dias e voltar depois de um mês. Manter postagens periódicas é importante também para que o leitor perceba que o site está vivo e que os conteúdos são atualizados com frequência. Um blog com postagens antigas no topo causa má impressão

A Oficina de Impacto tem uma equipe especializada em marketing de conteúdo voltado para empresas de impacto social. Venha nos conhecer no LinkedIn, Facebook e Instagram.

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