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A empresa

O NICHO 54 é um instituto que promove equidade racial apoiando a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica  na indústria do cinema.

Fundado em São Paulo e liderado por profissionais negros, desde 2019 o NICHO 54 trabalha, dentro e fora do Brasil, pela promoção e valorização dos negros brasileiros no cinema por meio de iniciativas de formação, treinamento e partilha de conhecimento; curadoria e (re)construção de imaginários; e de interface com o mercado e os agentes da indústria. 

Sua atuação conta com a realização de mostras e festivais de cinema, como o Festival NICHO NOVEMBRO, concepção de cursos livres de curta duração e programas de mentoria de longa duração, como o NICHO EXECUTIVA, além de pesquisa, promoção de desapagamento do trabalho e preservação do patrimônio material e imaterial de pessoas negras, por meio dos programas Cinemateca Negra e do Memória NICHO.

O desafio

O desafio de comunicação era conciliar ações de assessoria de imprensa com o objetivo de gerar awareness e reputação de marca paralelamente às ações de divulgação de dois principais produtos do instituto, o NICHO EXECUTIVA e o Festival NICHO NOVEMBRO. 

Ambos os projetos, realizados pelo NICHO 54, são espaços seguros que oferecem qualificação e suporte à carreira de profissionais negros do cinema com o objetivo de fortalecer narrativas diversas.

O principal desafio era conseguir trabalhar a divulgação das três frentes e não perder o timing de realização de nenhuma delas, visto que os dois principais produtos são ações pontuais com período de realização pré-determinado.

Portanto, ter visão estratégica, saber priorizar demandas, relacionamento com parceiros e profundo conhecimento sobre o funcionamento dos veículos de comunicação foram conhecimentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho. 

Por que a Oficina

Há 6 anos apoiamos marcas e negócios inovadores orientados à geração de impacto positivo e à transformação na vida das pessoas e da sociedade. Somos profissionais de comunicação e de gestão, com experiência em construção de marcas de sucesso dentro desse ecossistema.

As duas organizações possuem valores compartilhados.

Sendo assim, a Oficina de Impacto provou ser  a parceria estratégica ideal para apoiar e contribuir para a missão de desenvolver carreiras de profissionais negros em posição de liderança no mercado do cinema.

Solução Oficina

A Oficina de Impacto trabalha com planejamento estratégico trimestral, o que possibilita definir metas, trabalhar nos objetivos e mensurar as métricas de resultados para planejar o próximo ciclo.  

Sendo assim, para que cada uma das frentes citadas anteriormente recebesse a mesma dedicação e não perdêssemos o timing dos eventos, nossa estratégia foi trabalhar o viés institucional durante o 2º trimestre de 2023 – nosso primeiro ciclo de trabalho juntos; depois, no trimestre seguinte, focar no EXECUTIVA e fechar 2023 com um plano de comunicação completamente dedicado ao Festival NICHO NOVEMBRO, o que nos permitiu também explorar todas as atrações que esse evento nos oferecia. Dessa forma divulgamos o festival de maneira ampla, mas planejamos pautas específicas para valorizar todas as ações que poderiam gerar interesse da imprensa, como o lançamento da Cinemateca Negra, a mostra de filmes, o Fórum, a rodada de negócios, os painéis e estudos de caso.

Para além das sugestões de pauta, o trabalho de PR possui diversas outras ferramentas que podem surtir efeitos positivos quando usadas de forma estratégica. Um exemplo são os encontros de relacionamento sugeridos pré-festival com o objetivo da porta-voz conseguir contar de forma mais detalhada a programação do evento, o que gerou mais valor e nos permitiu trabalhar com mais prazo e criatividade para atender os jornalistas em todas as suas necessidades.

Essa iniciativa rendeu encontros com o Estadão e com a revista Bravo!. E foi tão certeira que o primeiro veículo publicou uma reportagem completa sobre o Instituto, mencionando o EXECUTIVA e o Festival. Já a Bravo!, depois desse papo, se interessou por ser media partner do evento, inclusive com menção na barra de logos do Festival. Essa parceria garantiu ao NICHO a cobertura jornalística de várias atrações realizada pelo veículo, a publicação de uma série de conteúdos no site, newsletter e redes sociais da Bravo!, inclusive de artigo exclusivo, além da participação de sua editora-chefe, Lais Franklin, como mediadora de uma das mesas do ambiente de mercado e speaker no encerramento do evento de pré-lançamento do Cinemateca Negra. Tudo de forma orgânica!

Alguns destaques importantes que foram publicados em diferentes veículos, são: o artigo sobre EXECUTIVA na coluna da Rachel Maia no jornal O Globo, fruto de um encontro de relacionamento; o artigo no UOL Ecoa, fruto de uma parceria muito sólida com o jornalista – que se predispôs a apontar feedbacks, que foram ajustados por nós por meio de uma nova entrevista com o cliente; nota exclusiva no Estadão sobre a ida de Fernanda Lomba, diretora executiva do NICHO 54, para Cannes; entrevista de Heitor Augusto, programador-chefe, para o Estadão sobre Cinemateca Negra; o artigo dele na Bravo!; e a matéria sobre o mesmo projeto na Folha, que saiu no online e impresso.

Foram nove meses de trabalho com resultados expressivos. Mapeamos 314 clippings no período, dos quais 289 foram em matérias na mídia online, 8 em veículos impressos, 8 postagens em mídias sociais e 9 em rádio e TV. Foram +20 milhões de pessoas alcançadas com pautas sobre a Cinemateca Negra; +6,1 milhões com o Festival NICHO NOVEMBRO e +4,6milhões com o EXECUTIVA.

Destaques de clipping:

Cliente:

NICHO 54

Descrição:

A colaboração estratégica entre Oficina de Impacto e NICHO 54 teve início durante o Festival NICHO NOVEMBRO, ainda em 2022. Após a Oficina de Impacto ter conhecido o instituto, estabeleceu-se um relacionamento que posteriormente foi formalizado como uma valiosa parceria de longo prazo.

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