A empresa
A Umane é uma associação filantrópica independente, voltada a articular e fomentar iniciativas de apoio ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), melhoria das condições de saúde e promoção da saúde, como forma de colaborar para melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
Como marca, a Umane nasce em outubro de 2020, renovando e ampliando o legado e o propósito da antiga Associação Samaritano, comissão de filantropia do Hospital Samaritano, formada por diretores e médicos em 1997.
Mais do que um novo nome, a associação assume rumos novos e mais abrangentes. Nessa transformação, a Umane se insere no universo da filantropia em saúde, apoiando ações de impacto positivo nacional, e passa a atuar também como viabilizadora de ações com parceiros da sociedade civil, do setor público e da iniciativa privada.
Hoje a instituição apoia financeiramente iniciativas que tenham como premissa a organização das linhas de cuidados da Atenção Primária à Saúde (APS); o fomento ao uso de dados e novas tecnologias para tomada de decisões; a capacitação dos profissionais que atuam na área da saúde e o estímulo à cultura de saúde da população, por meio da conscientização de hábitos saudáveis.
O desafio
No início da parceria entre Umane e Oficina de Impacto, o principal objetivo de comunicação era garantir visibilidade à Instituição, à sua missão e às iniciativas que apoia.
Diante desse contexto, a estratégia inicial da agência foi a de voltar as atenções para um dos projetos: o Observatório da Atenção Primária à Saúde, uma plataforma desenvolvida pela Umane e que reúne, em um único site, 16 bases de dados sobre saúde pública, entre elas o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Ela permite que qualquer pessoa acesse os dados de maneira simples e ágil. Em poucos cliques é possível extrair dados de diferentes cidades ou estados do Brasil ou segmentar sua busca por temas.
Dada a relevância e o enorme potencial da plataforma para a geração de pautas – também relacionadas à covid-19 -, a Oficina de Impacto a considerou, de pronto, como estratégia para se relacionar com a imprensa. O desafio era então planejar como falar sobre ela e como gerar valor para jornalistas e cliente, atendendo os objetivos de comunicação.
Por que a Oficina de Impacto
A conexão entre a instituição e a agência se deu de maneira orgânica, tendo em vista o compromisso da Oficina com iniciativas de impacto positivo e de colaboração e cuidado com as pessoas, valores que também são inerentes à atuação de Umane.
Solução Oficina
A OI mapeou a oportunidade de contatar jornalistas estratégicos para a instituição e convidá-los para encontros de aproximação cujo objetivo era apresentar a plataforma.
Aprovada a sugestão com o cliente, a OI elaborou um roteiro de apresentação, sugeriu porta-vozes e produziu um Q&A. O roteiro apresentado foi dividido em duas etapas e conta com a participação de dois porta-vozes da Umane: a superintendente geral, Thais Junqueira, e a especialista em monitoramento e avaliação Erika Lopes.
A primeira parte, conduzida por Thais Junqueira, tem conteúdo institucional e contextualiza o Observatório no escopo de atuação da Umane. A segunda, ministrada por Erika Lopes, é dedicada a apresentar e demonstrar como pesquisar dados naquele ambiente.
Assim, com única iniciativa atingimos os objetivos primordiais do cliente: construir um relacionamento com a imprensa dedicada à cobertura da saúde dos principais veículos do Brasil, gerar valor para o projeto, apresentar a instituição e explicar a sua atuação no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na melhoria da qualidade da saúde da população.
Essa iniciativa, iniciada em dezembro de 2021, mostrou-se tão bem-sucedida que continua em curso até o presente momento. Desde então a Umane já se reuniu com mais de 20 jornalistas de veículos de relevância nacional como Fantástico/TV Globo, Veja, BBC, Folha de S.Paulo, Rádio Bandnews, Portal Drauzio Varella, CNN Brasil e Brasil de Fato, Futuro da Saúde e portal Metrópoles, entre outros.
A partir destes contatos, identificamos uma oportunidade adicional para qualificar a presença do cliente na imprensa: produzir uma sugestão de pauta por mês a partir dos dados do Observatório e realizar a divulgação para a imprensa nacional e regional. A iniciativa vem permitindo expor a plataforma e a Umane de forma muito qualificada na imprensa. Essa segunda ação trouxe resultados fantásticos de penetração na imprensa tanto de forma qualitativa quanto quantitativa.
Encerramos 2022 com o Observatório da Atenção Primária à Saúde somando 213 inserções em veículos relevantes como Folha de S. Paulo, Veja e O Globo. Em 2023, o cenário é ainda melhor. Das 581 matérias conquistadas no primeiro trimestre, 516 são sobre o Observatório, incluindo resultados na TV Globo/Bom Dia Brasil, Globonews, Folha de S.Paulo, Veja, TV Brasil e Rádio BandNews.
Alguns outros resultados dos esforços de divulgação pela Oficina de Impacto:
- TV Globo/Bom Dia Brasil: Estudo mostra que tratamento de câncer ainda é desigual pelo país
- Veja: 20% das mulheres brasileiras nunca fizeram papanicolau
- Folha de S. Paulo: Câncer que Pelé trata é um dos mais comuns na população brasileira
- O Globo: Mortalidade por câncer de mama no Brasil está acima da média mundial
- G1: Fortaleza é a 3ª capital com maior percentual de sedentários
- Correio Braziliense: Novembro Azul: especialistas alertam sobre fatores de risco e prevenção