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A comunicação estratégica nas organizações pode ser definida como “comunicação alinhada com estratégia geral da empresa, para melhorar seu posicionamento”. Isso significa encarar as ações de comunicação como parte do planejamento global da empresa, e não como um tema secundário. 

Tratar a comunicação como um assunto estratégico parece óbvio, mas não é sempre que isso acontece, especialmente em empresas novas e/ou pequenas. Nelas, é comum não haver orçamento dedicado para essa área, o que faz com que colaboradores de outras áreas assumam a responsabilidade, ou, ainda, não ter nenhum esforço nesse sentido.

No entanto, deixar de ter a visão de comunicação no planejamento geral pode levar a erros com consequências sérias. Ainda que os recursos sejam escassos, pensar na comunicação dentro da estratégia geral é fundamental para que as mensagens da empresa não sejam contraditórias com seus objetivos. 

Benefícios da comunicação estratégica

Mas por que a comunicação estratégica é tão importante? Em primeiro lugar, ela influencia diretamente a reputação da empresa. Manter as mensagens do negócio coerentes em diferentes canais e ao longo do tempo faz com que os valores sejam internalizados pela audiência, seja ela interna ou externa. 

A coerência das mensagens traz também o efeito de aumentar o engajamento das equipes. Dentro de empresas de impacto, o compartilhamento adequado da missão e valores ajuda a criar um ambiente positivo para que as metas sejam atingidas. Quando os colaboradores acreditam no propósito da empresa, o rendimento tende a aumentar.

Uma comunicação bem feita pode influenciar até os resultados financeiros do negócio. Com mais confiança de colaboradores, fornecedores e consumidores, a tendência é que seja preciso menos esforço para fechar negócios e manter clientes.

Como inserir a comunicação estratégica no planejamento

A comunicação estratégica é caracterizada por uma série de ações bem definidas e estruturadas para alcançar um objetivo em diversos canais e para diversos públicos. É isso que permitirá deixar claro quais são os planos de ação, diretrizes para implantação, métricas analisadas, como serão apresentados os resultados e, principalmente, o objetivo de cada passo dentro da estratégia macro.

O primeiro passo para sua implantação, portanto, é definir o objetivo das ações de comunicação, que devem sempre estar alinhados com as metas gerais. É preciso decidir quais serão as mensagens principais, o formato das comunicações, os destinatários prioritários, as técnicas que serão aplicadas e qual o resultado pretendido.

Em uma empresa que está começando, por exemplo, o cuidado com a comunicação deve estar presente nos passos iniciais, com atenção para identidade visual, mensagens-chave, construção do site e presença em redes sociais, entre outros pontos. Se seu negócio já estiver estabelecido, todos esses pontos podem ser revisados, se necessário, para que as mensagens da empresa sejam mais bem traduzidas.

Precisa de ajuda para desenhar a estratégia de comunicação do seu negócio de impacto? Venha conhecer a Oficina de Impacto no LinkedIn, Facebook e Instagram.

 

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