Loader

Erradicar a fome e a pobreza extrema, reforçar a paz mundial e construir um desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente e barrando as mudanças climáticas. Essas e outras metas ousadas fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ou Agenda 2030 são uma agenda mundial aprovada por unanimidade pelos 193 países membros da ONU na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.

São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, com ações que buscam engajar governos, organizações do terceiro setor e empresas. Eles ajudam a direcionar políticas públicas, programas de financiamento e apoio para ONGs, entre outros pontos.

Eles também são relevantes para orientar as ações de empresas interessadas em colaborar com a transformação. Os ODS facilitam o diálogo com poder público, terceiro setor e financiadores de negócios de impacto positivo. Isso ajuda na hora de buscar parcerias, alavancar projetos e encontrar financiamento.

São um conjunto de orientações globais que apontam os rumos para quem quiser ajudar a construir um mundo melhor.

Como foram criados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram um passo em um processo mundial de debates sobre como melhorar as condições de vida das pessoas em todo o planeta. Eles substituem os Objetivos do Milênio (ODM), lançados em setembro de 2000.

Os ODM foram oito grandes objetivos globais assumidos pelos países-membros da ONU naquela ocasião. Seu marco fundador foi 55ª sessão da Assembleia Geral, a chamada “Cúpula do Milênio das Nações Unidas”. Lá, a resolução instituindo os ODM foi adotada de forma unânime pelos 191 países participantes.

O documento ficou conhecido como a “Declaração do Milênio das Nações Unidas”. O foco dos oito ODM era avançar na eliminação da fome e pobreza extrema em todo o mundo, com foco especial nos países menos desenvolvidos. Eram eles:

  1. Acabar com a fome e a miséria
  2. Oferecer educação básica de qualidade para todos
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde das gestantes
  6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
  7. Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
  8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

O marco proposto para os ODM era o ano de 2015. Nesse momento, as nações avaliariam os avanços e os entraves para que as metas propostas fossem alcançadas.

Eles ajudaram a alcançar alguns objetivos, como a redução da taxa de mortalidade infantil e a expansão do acesso a água potável ao redor do mundo. Mas receberam críticas por serem muito estreitos, deixando de lado diversas questões relevantes.

Foi a partir desse debate que foram construídos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • ODS 3 – Saúde e bem-estar: garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • ODS 4 – Educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
  • ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  • ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  • ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  • ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015, em que os ODS foram aprovados, o então secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que a Agenda 2030 “é uma promessa dos líderes para todas as pessoas em todos os lugares”.

“É uma agenda para as pessoas, para acabar com a pobreza em todas suas formas. É uma agenda de prosperidade partilhada, paz e parceria (que) transmite a urgência da ação do clima (e) está enraizada na igualdade de gênero e no respeito aos direitos de todos. Acima de tudo, promete não deixar ninguém para trás”, afirmou.

Essa é a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para saber mais sobre os, acesse a página das Nações Unidas no Brasil. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

WhatsApp Button