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A empresa

A missão do Colab já está explícita em seu slogan: fazer a cidade melhor está na sua mão. O Colab é uma govtech fundada em 2014, quando, nas palavras de seu fundador, Gustavo Maia, “nem existia o termo govtech direito”. 

No começo, era um aplicativo de zeladoria urbana, por onde os cidadãos podiam contatar representantes de prefeituras para alertar sobre algum serviço público, como um buraco na rua ou uma iluminação com defeito. De lá para cá, muitos serviços foram agregados e o Colab expandiu sua atuação por cidades de todo o país.

 

O desafio

O cliente do Colab é o poder público, especialmente as prefeituras, que precisam ver valor nos serviços que a startup fornece. Para isso, no entanto, é necessário que o grande público também conheça o aplicativo, entenda a utilidade nele e saiba usá-lo. Dessa forma, cria-se uma demanda natural para o produto, facilitando a venda.

 

Por que a Oficina de Impacto

O Colab é uma plataforma que estimula a cidadania, a comunicação direta entre o cidadão e o poder público. O cidadão pode, por exemplo, publicar no aplicativo um problema que ele vê na rua, como uma lixeira quebrada ou uma árvore precisando de poda e, a partir daí, a prefeitura pode responder e agir. Além de criar esse senso de cidadania, gera economia para o poder público, uma vez que os cidadãos passam a ser os fiscais que, muitas vezes, o município não tem como manter em número suficiente.

Como um negócio com propósito de gerar impacto positivo na sociedade, foi natural a aproximação com a Oficina de Impacto, que tem forte expertise nesse segmento.

 

A Solução da Oficina

Uma das vantagens de trabalhar com negócios de impacto positivo é que não faltam boas histórias para contar. E o Colab está cheio delas. Para atingir o objetivo de falar com dois públicos tão distintos, a Oficina de Impacto levantou casos impressionantes de como os cidadãos utilizam o aplicativo.

O mais famoso deles ganhou matéria no Jornal Nacional, contando a história de Carlos Moreira Martins, um porteiro de Niterói que andava de bicicleta pela cidade e ia relatando pelo Colab tudo o que precisava ser consertado. Gustavo Maia foi entrevistado na mesma reportagem, que citou nominalmente o Colab, prática pouco comum na TV Globo.

A matéria foi ao ar em um momento em que estava aberta no Colab uma consulta pública sobre sustentabilidade das cidades e gerou um pico de acessos ao aplicativo. Com isso, em apenas uma noite, foi registrado o dobro de acessos do observado no acumulado dos 10 dias anteriores.

O Colab continua apresentando um crescimento consistente, tanto no número de cidades atendidas quanto nos serviços que fornece, e mantém a parceria longeva e bem-sucedida com a Oficina de Impacto.

Cliente:

Colab

Descrição:

Uma das vantagens de trabalhar com negócios de impacto positivo é que não faltam boas histórias para contar. E o Colab está cheio delas. Para atingir o objetivo de falar com dois públicos tão distintos (cidadão e poder público), a Oficina de Impacto levantou casos impressionantes de como os cidadãos utilizam o aplicativo.

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