NotCo
A empresa
A NotCo é uma foodtech que utiliza uma inteligência artificial (carinhosamente batizada de Giuseppe) para desenvolver alimentos inteiramente baseados em plantas mas que tenham as mesmas características de produtos de origem animal. Leite, maionese, sorvete e até hambúrguer sem usar nada que venha de nenhum bicho.
O objetivo vai muito além de poupar os animais. A criação de animais para produção de alimentos emite uma quantidade maior de gás carbônico do que todo o transporte mundial combinado, além de outros gases responsáveis pelo efeito estufa. Também é a principal causa de desmatamento, aumentando o aquecimento global e colocando em risco o futuro da humanidade.
A saída encontrada pela NotCo para essa armadilha é tirar os animais da equação da indústria alimentícia mundial. Para isso, usa tecnologia de ponta e criatividade.
O desafio
A NotCo é mais que uma produtora de alimentos. É uma organização altamente qualificada, com uma equipe com conhecimentos de ponta formada por especialistas em machine learning, engenheiros de software, cientistas de alimentos, chefs de pesquisa e mais.
Giuseppe, sua plataforma de desenvolvimento de novos produtos, possui o portfólio de patentes mais avançado e completo conhecido atualmente no domínio da ciência de alimentos.
O desafio era encontrar formas de explorar essa expertise, tornando-se uma referência em termos de pesquisa científica e inovação, mas também no debate sobre sustentabilidade ambiental.
Por que a Oficina de Impacto
O objetivo da Oficina é ajudar organizações que nasceram para resolver grandes problemas da nossa sociedade a superar obstáculos e encontrar caminhos para ampliar o impacto de suas ações. Para isso, a Oficina desenvolve estratégias junto com as lideranças dessas empresas, considerando o modelo de negócios, cultura organizacional e a criação de estratégias integradas de comunicação.
Essa experiência se conecta perfeitamente com as necessidades da NotCo para amplificar sua voz.
A Solução da Oficina
A vantagem da NotCo era ter muito o que dizer – só faltava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas ouvissem. Para isso, a Oficina de Impacto buscou formas criativas de conectar a empresa a públicos qualificados, como jornalistas, pesquisadores e formadores de opinião. Nesse sentido, foram desenvolvidas ações de assessoria de imprensa e estratégia de eventos, com o cuidado de pensar no design da experiência de cada público-alvo.
Uma face desse trabalho de posicionamento dos porta-vozes da empresa como referências foram eventos. Nos dois anos de trabalho, a Oficina conseguiu que profissionais da NotCo fossem convidados como palestrantes em mais de 60 eventos voltados para públicos estratégicos para a empresa.
Outra solução encontrada foi agendar encontros temáticos dos profissionais da NotCo com jornalistas. Mas não simples reuniões: a Oficina buscou produzir um evento marcante para os profissionais da imprensa, pensando quais as experiências que seriam mais relevantes para este público específico.
O então country manager da NotCo no Brasil, Luiz Augusto Silva, foi até a redação do Jornal da Globo para uma palestra sobre Inteligência Artificial e o Futuro da Comida, temas em que a empresa tem pesquisas avançadas. Uma segunda palestra chegou a ser marcada com todas as redações da Editora Globo, em São Paulo. No entanto, o evento foi cancelado por conta da pandemia de covid-19.
Oferecendo conhecimento de ponta em primeira mão, foi possível criar uma relação em que os jornalistas vissem a NotCo não apenas como uma marca de certos produtos, mas como uma fonte de informação qualificada sobre diversos temas.